segunda-feira, 14 de março de 2011

Reatividade versus pró atividade o segredo da libertação!





Ser uma pessoa reativa pode nos tornar inertes, paralisados,depressivos,carentes,amargos,infelizes,enfim,nos tornamos mortos vivos.Para entendermos melhor, o que é reatividade? É  um estado de sonhos,exatamente quem apenas sonha e acha  que a vida é apenas um conto de obrigações, cuidado, você  pode sofrer de reatividade.
Somos seres perfeitos dentro de nossas imperfeições e isso nos torna únicos  no universo, somos criadores do nosso próprio mundo e, então, porque apenas vivemos  nos queixando de tudo e de todos? Escolhemos julgar do que realizar, não poupamos tristezas mas economizamos na alegria, lutamos por prazeres e esquecemos dos desejos, porque escolhemos ser reativos.
Entendendo a pró atividade.
Se pretende entender a diferença de reativo pra pró ativo te convido a fazer um experimento:
Faça um lista em uma folha e escreva em cima:
Eu tenho que:
E a seguir comece a listar suas obrigações.....
como por exemplo:
eu tenho que pagar contas;
eu tenho que arrumar um emprego certo;
eu tenho que estudar;
e por aí vai...deixe simplesmente sua listinha de obrigações aumentar a todo instante até perceber que finalmente ouve um fim  ou apenas cansou de se lembrar o tanto de obrigações existentes em sua vida...
Agora em  uma outra folha te convido a viver a pró atividade ou a libertação....
exemplo:
Escreva em numa outra folha:
Eu quero:
ATENÇÃO : liberte tudo o que realmente te faz suspirar:
eu quero morar na praia;
eu quero passar o dia numa rede;
eu quero aprender violino;
eu quero aprender javanês;
eu quero viver no meio do mato;
E liste tudo o que realmente te faz suspirar toda a verdade que existe em seu coração e você não presta atenção.
E aí você me pergunta:
Mas Érico o que isso tem realmente a ver com a minha libertação?
Simples... se você entender que passa mais tempo se preocupando com as obrigações e deixando seus desejos de escanteio. Cuidado!!! O universo vai te deixar de escanteio também ...
Qual o relacionamento que  tem com você mesmo? Se quer um bom relacionamento com alguém assuma um relacionamento com você...
Você busca a felicidade? Tem se dado alguns presentes reais? Não carros casas não, mas tem se dado paz?Tem se dado amor? Tem se dado carinho? Você só  pode dar ao outro o quedá a si mesmo...pense nisso!

E isso é ser pró ativo...duvide de tudo que ler  nessa página, questione, fique nervoso mas se no final você se permitir a experimentar o que está escrito já é um processo de pró atividade ou libertação.

Pense nisso, se liberte....

SEJA PRÓ ATIVO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

4 comentários:

  1. Não sei se tem a ver, mas me lembrei de uma frase de Gandhi: "Seja a mudança que você quer ver no mundo".
    Parabéns pelo seu trabalho Érico.
    Um abraço cor violeta.

    ResponderExcluir
  2. é exatamente isso Zinha, não podemos descontar nossas frustrações no outro e isso é reativa, por isso,olhando pra dentro e realizando os próprios sonhos nos tornamos pró ativos....

    ResponderExcluir
  3. Fala Ericão, tá massa o blog. Espero que nos encontremos em breve. Parabéns
    Tentarei me permitir mais.

    ResponderExcluir
  4. Grande ombre,rs... saudades...kd o cavaco???vamos nos permitir juntos então..abs!!!

    ResponderExcluir